#navbar-iframe { height: 0px; visibility: hidden; display: none; }

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

AMIGOS HOMENS


Uma das pérolas do machismo do meu avô era de que homens e mulheres não podiam ser amigos, achava que eles só se aproximavam delas com segundas intenções (sexuais). Eu, menina, ficava intrigada, será que era mesmo assim?


Bem, os tempos eram outros... o lugar de mulher era em casa, na cozinha, o do homem na rua, no trabalho, então a única maneira de se relacionarem era através do romance, ou do sexo.

Hoje eles estudam, trabalham, vão as baladas juntos, enfim, acontece toda uma socialização entre os gêneros que pode envolver tudo_ amizade, romance, sexo.


Mas a amizade entre homens e mulheres não é levada muito a sério, há quem declare que ela não existe. Por exemplo: se um menino e uma menina começam a conversar, a brincar logo vai surgir um adulto para dizer que estão "namorando". Até o cinema trabalha com essa idéia, quantos filmes românticos apresentam amigos que se percebem apoixonados. Quem não lembra de "Harry e Sally", " O casamento do meu melhor amigo"....

Isso traz uma grande confusão. Deixa esse tipo de amizade com um tom meio escorregadio, colocando sempre uma possibilidade de romance, de sedução.... Mas em que relacionamento entre pessoas não há um pouco de sedução na jogada?

Entretanto, por acreditar nessa possiblidade, busco construir amizades masculinas. E tenho aprendido muito do universo masculino com eles, ver as coisas de outro ângulo, a analizar os acontecimentos com amplitude e assim buscar ser mais objetiva...

E não só isso, tenho recebido apoio em momentos dificeis, companhia em tempos alegres, pequenos gestos, que sâo tijolo, terra, reboco com os quais se constroi a casa amigo.

O tijolo da sensibilidade de um amigo que me percebendo solitária, compartilhou comigo sua fogueira de São João. Meu coração ficou aquecido com o fogo da amizade. Esse amigo tem o bom humor como característica, deu risada quando eu, na minha DDA, fiz a maior confusão com a compra dos ingressos de uma peça que ele queria ir.
Delicadeza é o outro tijolo, um amigo que mora longe, acompanha minhas luas, conforta nos minguantes e celebra nas cheias.

Recentemente tive uma grande reviravolta profissional, no meio do furação, um amigo foi escuta e reflexão. Me ajudou a recriar o chão, enxergar novas possibilidades e prosseguir. Por morar no mesmo bairro que eu, a gente termina se falando mais, tipo, olha passei e vi sua janela acesa, desce ai vamos, tô precisando conversar.

Essas são algumas das histórias de acolhimento e cumplicidade dos amigos. Uma bela canção de Capiba e Hermínio Belo de Carvalho, diz que amigo é feito casa que se faz aos poucos e com paciência pra durar pra sempre. Construí amizades (de homens e mulheres) com muito carinho quero que elas durem pra sempre...

1 comentários:

Ramon Pinillos Prates 30 de novembro de 2008 às 13:48  

Sim, é importante ter amigos do outro sexo. Procede!

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO