#navbar-iframe { height: 0px; visibility: hidden; display: none; }

sábado, 1 de janeiro de 2011

12 LIVROS EM 12 MESES - DEZEMBRO

EM ALGUMA PARTE ALGUMA
AUTOR - Ferreira Gullar
EDITORA - José Olympio, 2010
O tempo disponível para as leituras foi pouco, dezembro é mês de avaliações, relatórios e planejamentos no trabalho e na vida pessoal. Entretanto, gosto de finalizar o que começo, eis a última resenha do projeto, apesar de fora do prazo.

Elejo um livro de poemas, saudado pela critica fruto da maturidade de Ferreira Gullar. O poema de abertura reflete sobre o ato de escrever no Fica o não dito por dito: (.....) o poeta inventa/ o que dizer/ e que só/ ao dizê-lo vai saber/ o que/ precisava dizer”. E volta ao tema em Falar: "(....) a poesia é, na verdade, uma/ fala ao revés da fala,? como um silêncio que o poeta exuma/ do pó , a voz que jaz embaixo/ do falar e no falar se cala. (...)."

E o poeta prossegue descobrindo belezas onde pisamos sem ver, como o espanto de contemplar a relva, “aquela inesperada toalha verde viva/ em meio às ruínas da cidade”, ou os perfumes que exalam das bananas podres que descem pela carne “como um relâmpago”.

Entre lampejos e aparições do imaginário do poeta, as reflexões são, sobretudo, sobre a “arbitrária individualidade” a que nós humanos somos condenados. A perplexidade do existir: “a parte mais efêmera/ de mim/ é esta consciência de que existo (....)” . A fugacidade da vida, “(....) porque a vida quer viver e livrar-se do que finda/ a vida que em sua marcha/ tudo apaga e muda/ e tal modo que/ mesmo o que permanece/ não permanece o mesmo.(....)”

E é com um verso sobre a dinâmica da vida que finalizo

(...) pois é certo que o vivido
_ na alegria ou desespero_
como gás é consumido...
recomeçamos do zero.”

Recomecemos então um novo ano, com sua singularidade, suas maravilhas, suas delicias, seus desencantos, suas dores...

3 comentários:

Bergilde 3 de janeiro de 2011 às 11:06  

Tucha,vejo sempre boas sugestões de leituras aqui contigo,obrigada pela partilha.Deixei no blog alguns sites para download de livros grátis.
Abraços,
Bergilde

Ramon Pinillos Prates 4 de janeiro de 2011 às 14:11  

Conseguiu mesmo ler os 12 livros hein, parabéns!

Bia 8 de janeiro de 2011 às 21:24  

Oi Tucha, parabéns para nós por termos conseguido terminar o desafio proposto pela Paulinha!

O link para o meu livro de dezembro está aqui:
http://www.biamendonca.com/2010/12/last-sacrifice.html

bjs

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO