#navbar-iframe { height: 0px; visibility: hidden; display: none; }

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

ESPAÑA E ESPAÑOIS

Escolher destino de uma viagem tem sempre razões emocionais. Desejos, sonhos que são alimentados ao longo do tempo até que chega a oportunidade. A Espanha sempre foi um destino de viagem acalentado, afinal, lá estavam parte das raízes familiares, era a terra onde nasceu meu avó paterno. Estive por lá em 2000, Madri, Barcelona, Toledo, Sevilha, Granada, foi uma delícia, então porque não voltar. 

A proposta agora era conhecer o norte do país, em especial a cidade onde nasceu Pablo Pinillos, o avó espanhol - Pamplona. Para chegar lá, traçamos uma rota partindo e retornando de Vigo. Compartilhamos aqui um pouco das belezas que encontramos pelo caminho. 


Na preparação quis aprender mais do país, numa sugestão de Alessandra Garcia, minha nora, também de origem hispanica, li Os espanhois, de Josep Buades. O livro busca explorar o caráter desse bravo povo, cuja festa nacional, as touradas, envolve sangue e areia. 

O autor os identifica como difíceis de lidar com pavio curto, com uma sinceridade crua e direta. As raízes históricas deste comportamento são séculos de autoritarismo imperial e de perseguição inquisitorial. 


 Foi muito interessante conhecer a trajetória histórica do país, através dos destaques que o Buades levanta. Conhecer a história, nos ajuda a compreender melhor um povo. E na viagem, conversas e observações foram se agregando as informações do livro.


Como da vez passada, as ventanas españolas me encantaram e sai olhando pra cima e fotografando. Espero que gostem das fotos e dos meus relatos. A maioria é minha, as panorâmicas são de Ramon, meu filho e companheiro de viagem.







3 comentários:

Bergilde 8 de outubro de 2015 às 07:32  

Belíssimo contar sua passagem por lugares ricos em história e tradição. Um verdadeiro charme as sacadas das varandas assim tão bem cuidadas apresentadas nas fotografias,lindas!

Ramon Pinillos Prates 12 de outubro de 2015 às 11:47  

Já pode montar sua primeira exposição de fotos.
ehehehehe

Tucha 12 de outubro de 2015 às 18:47  

Pois é Ra, farei a exposição nem que seja só para os amigos de Chiquitita... E os meus.

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO